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Boas práticas de rotinas de gestão

Boas práticas de rotinas de gestão semanal que te ajudarão a ter um controle efetivo do ponto dos seus colaboradores.

Com o Pontomais você consegue controlar a jornada dos seus colaboradores e fazer a gestão de forma completa, rápida e efetiva. Com isso preparamos esse material trazendo os principais recursos que ajudarão no seu dia a dia, assim o processo de fechamento de ponto no final do mês será feito com poucos cliques! 

Relatórios

Com toda certeza um dos recursos que mais te ajudarão na gestão do ponto são os relatórios, gerando-os semanalmente você conseguirá ter uma visão do que precisa ser ajustado ou alterado, com possibilidade de filtros por colaborador, equipe, ou empresa, trará exatamente os dias que precisam de uma atenção maior, assim no fechamento você não terá nenhuma “surpresa” de última hora, seguem quatro relatórios que são essenciais para esse controle: 

Relatório de ocorrências

Esse relatório trará de forma rápida (seguindo o filtro aplicado) todas as informação de ocorrências no ponto dos seus colaboradores, informações como: 

Número errado de pontos: Quando o colaborador fez uma marcação ímpar (registrou entrada, mas não registrou a saída) 

Número de pontos menor do que o previsto: Quando o colaborador esqueceu de registrar algum ponto do dia. 

Pontos durante afastamento ou férias: Quando existe um afastamento ou férias lançado para o colaborador, mas ele registrou o ponto nesse mesmo período, gerando uma inconsistência no ponto. 

Veja também o artigo completo sobre o relatório de ocorrências

Relatório de solicitações: 

O Relatório de solicitações traz a informação de todas as solicitações de ajuste ou abono que os colaboradores fizeram e seus status, sendo eles:

Pendente: o gestor não aprovou ou reprovou o ajuste ainda.

Reprovada: a solicitação foi reprovada. 

Aprovada: a solicitação já foi aprovada pelo gestor. 

Assim você conseguirá  de forma rápida visualizar se existe alguma pendência. 

Veja também o artigo completo sobre o relatório de solicitações

Relatório de atrasos: 

No relatório de atrasos é possível visualizar os registros de ponto dos colaboradores que chegaram atrasados, considerando o primeiro registro comparado ao primeiro horário previsto da jornada. 

Esse relatório é muito importante, pois é possível acompanhar em tempo real a informação, então caso tenha algum ajuste ou ação para fazer facilita o controle diário. 

Veja também o artigo completo com todos os detalhes sobre o relatório de atrasos.

Relatório de auditoria: 

Para finalização do ciclo de conferências ligado ao ponto o relatório de auditoria tem um papel muito importante, pois nele constam informações primordiais para o controle da empresa no quesito fiscal, de legislação e acompanhamento de jornada, facilitando o processo de audição compilando as informações de forma rápida e simples. 

Nele constam: 

Se houve algum registro de ponto que gera, adicional noturno, horas extras, intrajornada fora do padrão de descanso dos colaboradores, interjornada, entre outros. 

Veja também o artigo completo com todos os detalhes sobre o relatório de auditoria

Fechamento de ponto

O processo de fechamento de ponto é essencial para a segurança dos dados no sistema Pontomais, além de gerar o espelho de ponto oficial para assinatura dos colaboradores e os arquivos fiscais

Veja também o nosso artigo completo sobre o processo de fechamento (que deve ser realizado mensalmente). 

Com essas dicas é possível ter um acompanhamento mais efetivo, facilitando muito na gestão do ponto e consequentemente fazendo com que os gestores e RH ganhem tempo.