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Cadastro de colaboradores em massa

O processo de importação de dados por planilha foi desenvolvido pela Pontomais buscando por praticidade e autonomia no dia a dia dos nossos clientes. Esse processo pode ser realizado tanto na importação dos primeiros cadastros de colaboradores, equipes, cargos, etc; ou quando já se tem uma conta, mas existe a necessidade de inserir novas informações.

Para realizar esse processo é necessário que você possua a planilha modelo preenchida com os dados que pretende inserir no sistema Pontomais. 

Importante: Esse processo permite importar até 250 colaboradores por vez.

Para dar início ao processo de importação é necessário:

  1. Acessar o sistema Pontomais através de nosso site e realize o seu login;
  2. Acessar o menu Configurações ao lado esquerdo da tela;
  3. No menu Meus Colaboradores selecionar a opção Colaboradores;

  1. No canto superior esquerdo da tela selecione o botão “Importar colaboradores”.

Ao acessar esta opção o sistema apresentará a tela inicial sobre o processo de importação.

Na tela seguinte, no topo da página, serão apresentadas as 5 etapas a serem percorridas durante a importação: importação, verificação, correção, revisão e finalização. 

Abaixo você poderá conferir a explicação sobre cada uma dessas etapas.

Etapa 1 – Importação.

Nessa etapa será demonstrado o campo “Baixar planilha modelo”, onde caso ainda não tenha efetuado o download da planilha modelo a ser preenchida, poderá realizá-lo.

Logo abaixo, ao lado esquerdo da tela, você encontrará algumas orientações que devem ser seguidas para que seu processo de importação seja um sucesso, sendo elas:

Após seguir as orientações no preenchimento da planilha modelo e salvar o documento, você pode seguir com a importação, clicando ao lado direito da tela no botão “Escolher arquivo” e  identificando o local em que a planilha foi salva em seu computador. 

Em seguida você deve selecionar para qual unidade de negócio e centro de custos as informações serão cadastradas. 

Caso a unidade de negócio ou centro de custos ainda não estejam cadastrados, é possível realizar a criação nessa mesma tela nas opções “Nova unidade de negócio” ou “Novo centro de custos”. 

Por último, é hora de configurar o campo “Se algum turno da planilha não estiver cadastrado:”. Os turnos são as jornadas/horários de trabalho que os colaboradores irão cumprir.  

Você poderá escolher duas opções: 

  • Criar o turno com as configurações de um turno já cadastrado: caso o nome de um dos turnos citados na planilha não esteja cadastrado no Pontomais, será realizada a criação de um novo turno no sistema seguindo as configurações do turno indicado na caixa de seleção abaixo.

  • Mover o colaborador para um turno já existente: caso o nome de um dos turnos citados na planilha não esteja cadastrado no Pontomais, os colaboradores que estiverem com este turno preenchido em suas linhas serão cadastrados em um turno já existente na plataforma e selecionado na caixa de seleção abaixo. 

Assim como os campos anteriores, também é possível cadastrar um novo turno no momento da importação. basta selecionar o campo “Novo turno” e cadastrar a jornada faltante.

Ao final da página, ao lado dos botões “Voltar” e “Avançar” você conseguirá visualizar a opção “Finalizar importação automaticamente se não houver erros na planilha”. Ao marcar, o processo avançará direto para a última etapa de importação (Finalização) sem passar pelas etapas de validação.

Importante: Essa opção é recomendada apenas em casos que a importação é recorrente e o usuário já está habituado ao processo. 

Para dar sequência ao processo basta clicar no botão “Avançar”.

Etapa 2 – Verificação.

O sistema direciona a etapa 2 de importação, Verificação, esta etapa é o momento em que o sistema irá validar todas as informações existentes na planilha para o cadastro dos colaboradores. Pontos importantes sobre esta etapa:

  • Nessa etapa será possível sair para qualquer outra atividade do sistema enquanto a operação de validação ocorre, e poderá retomar o processo através do campo “Consulta de processos” ao lado esquerdo da tela.

  • A qualquer momento é possível cancelar a operação, sem cadastrar no sistema as informações que estão sendo validadas.
  • Caso haja erro sobre o arquivo selecionado para ser realizada a importação, será alertado nesta etapa.

Assim que esta validação for finalizada o sistema irá apresentar a etapa 3 do processo, a etapa de Correção. 

Etapa 3 – Correção.

Nesta etapa serão apresentados os erros identificados pelo sistema na etapa de validação. 

Caso a planilha não possua nenhum erro, poderá dar sequência para a próxima etapa de importação (Revisão) selecionando o botão “Avançar”. Ou até finalizar o processo clicando no botão “Finalizar processo”, sendo direcionado a etapa 5 (Finalização). 

Caso haja inconsistências a serem corrigidas será possível:

  • Realizar as correções indicadas e seguir para a etapa 04 – Revisão através do botão “avançar”;
  • Realizar as correções indicadas e seguir diretamente para a etapa 05 – Finalização através do botão “finalizar processo”;
  • Não realizar as correções indicadas e seguir para a etapa 04 – Revisão assumindo o não cadastro dos colaboradores com erro através do botão “avançar”; 
  • Não realizar as correções indicadas e seguir diretamente para a etapa 05 – Finalização assumindo o não cadastro dos colaboradores com erro através do botão “finalizar processo”; 
  • Cancelar o processo sem cadastrar nenhuma das informações presentes na planilha através do botão “cancelar”.

Ao clicar no botão “avançar” para dar sequência ao processo, você será direcionado a etapa 4 de importação, a Revisão. 

Etapa 4 – Revisão.

Nesta etapa será possível revisar todo o processo de importação e as informações a serem cadastradas, além de realizar alguma alteração ou movimentação nas informações que estavam na planilha (alteração do nome de uma equipe, por exemplo). Não será possível cadastrar uma nova informação nesta etapa, somente alterar um dado já existente na planilha.

Nesta etapa, além de realizar a conferência de todas as informações que serão cadastradas no sistema Pontomais, esta é a última etapa que será possível excluir um cadastro de um dado sem gerar informações indevidas dentro do sistema.

Após finalizar as devidas conferências a serem realizadas, clique no botão “finalizar” para o sistema cadastrar todas as informações presentes na planilha.

Etapa 5 – Finalização.

A etapa 5 – Finalização é a última etapa do processo e onde será exibido um resumo de todas as importações realizadas, assim como também serão apresentadas as informações dos colaboradores que apresentaram erros no cadastro e não foram importados.

Nesta etapa você poderá realizar o download de uma planilha somente com os colaboradores que contém alguma inconsistência e que não foram corrigidas nas etapas anteriores, fazendo com que esses colaboradores não fossem importados, para realizar uma nova importação somente com estes colaboradores.

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Também será apresentada a senha inicial, com a qual os cadastrados na plataforma conseguirão acessar o sistema juntamente com o dado de login informado na planilha.

Esta senha não será padrão para todas as importações, a cada nova importação será gerada uma nova senha.

Caso haja colaboradores com inconsistências nesta mesma etapa aparecerá, na aba “colaboradores não cadastrados”, o motivo pelo qual o colaborador não foi importado e poderá ser corrigido para uma nova importação.

Não havendo erros para corrigir, o processo de importação foi concluído e os dados importados já estão disponíveis na plataforma para serem conferidos e utilizados.

Este material foi desenvolvido para auxiliar você em como cadastrar suas informações via planilha de importação no sistema Pontomais de maneira ágil e prática.

Se precisar de auxílio ou restar alguma dúvida, estamos disponíveis pelo chat e através de nosso e-mail meajuda@pontomais.com.br.

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