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Campos: quais informações posso exportar do Pontomais para minha folha de pagamento?

Ao realizar a exportação para folha de pagamento no Pontomais é necessário definir quais informações desejar levar ao software de folha para gerar o pagamento ao colaborador.

Dentro do Pontomais oferecemos cerca de 50 tipos de campos diferentes que podem ser selecionados no momento da exportação.

Como buscar o campo desejado?

Devido a quantidade de informações oferecidas, o entendimento sobre um campo específico pode ficar complicado, certo?

Mas quero te dar uma dica: existe no seu navegador o atalho “Ctrl+ F”, esse atalho cria na sua tela um local de pesquisa onde pode digitar a informação que deseja procurar e o navegador identifica onde essa informação está na página que está acessando.

Neste manual estarão listados todos os campos e suas definições, então ao utilizar este recurso conseguirá buscar com maior facilidade as definições dos campos que deseja 🙂

Como funciona a busca?

Vamos a um exemplo prático.

Gostaria de entender que tipo de informações o campo “Total de horas extras” irá levar a minha folha de pagamento.

Ao chegar neste manual identifiquei diversos campos, porém, não o que gostaria.

Para que minha busca fique mais fácil, no meu teclado, irei segurar a tecla “Ctrl” e ao mesmo tempo clicar na tecla “F”.

Após isso o navegador abrirá um campo de pesquisa no canto superior direito de minha tela.

Importante: o local do campo e apresentação podem ser diferentes, mas o comando para ativá-lo é padrão. Para este exemplo foi utilizado o navegador Google Chrome.

Basta então digitar o nome do campo desejado e utilizar as setas para buscá-lo na página.

Assim encontrará com maior facilidade a informação.

As definições dos campos

Segue abaixo as definições dos campos de exportação do Pontomais:

  1. Desconto de DSR (dias): esse evento leva o desconto de DSR em formato de dias sobre o colaborador.  Lembrando que só há desconto caso tenha o DSR ativo no sistema e apareça o desconto no espelho de ponto. 
  2. Desconto de DSR (horas): esse evento leva o desconto de DSR em formato de horas sobre o colaborador. Lembrando que só há desconto caso tenha o DSR ativo no sistema e apareça o desconto no espelho de ponto. 
  3. Indenização de interjornada: nesse evento é possível exportar a diferença de horas de interjornada. Por exemplo, o colaborador deveria ter descansado 11 horas e descansou 10 horas apenas. Utilizando esse campo o sistema levará uma hora referente ao horário que ele não descansou e precisa ser indenizado.
  4. Prorrogação das horas noturnas: a prorrogação significa que usando esse campo o sistema irá considerar até a última marcação de ponto como hora noturna (adicional noturno), porém, apenas se tiver a opção de “Não utilizar” hora final no adicional em configurações> configurações de controle de ponto> editar> aba adicional noturno. As informações para este campo irão aparecer se, além de na configurações de controle de ponto estiver o “não usar” marcado (até a última marcação), o colaborador registrar o ponto após ás 05:00.
  5. Prorrogação das horas noturnas reduzidas:  a prorrogação significa que usando esse campo o sistema irá considerar até a última marcação do dia como hora noturna e já aplicando o cálculo de redução (7/8 do valor hora comum). As informações para este campo irão aparecer se, além de na configurações de controle de ponto estiver o “não usar” marcado (até a última marcação), o colaborador registrar o ponto após ás 05:00.
  6. Quitação do banco de horas com sinal: esse evento trará informações caso tenha feito quitação total de banco no fechamento escolhido e assim será demonstrado o saldo quitado com o sinal positivo (+) ou o negativo (-) na frente das horas.
  7. Quitação de banco de horas positivo/negativo: esse evento só funcionará caso tenha feito a quitação total do banco no fechamento.
  8. Saldo do banco de horas com sinal:  esses eventos trarão o saldo que o colaborador tem no fechamento escolhido independente de ter quitação ou não e selecionado significa que sairá o saldo com o sinal positivo (+) ou o negativo (-) na frente das horas.
  9. Saldo do banco de horas positivo/negativo: esses eventos trarão o saldo que o colaborador tem no fechamento selecionado independente de ter quitação de banco. 
  10. Quantidade de dias em afastamento ou férias:  ao selecionar apenas esse evento ele levará a quantidade de afastamento e férias, lembrando que se tiver lançamento no período (fechamento) selecionado. Caso queira levar somente o afastamento ou somente as férias terá a opção de escolher.
  11. Total de banco de horas acumulado 1/2/3/4:  esses eventos somente trarão informações caso utilize a configuração de Banco de Horas acumulados habilitado nas configurações de controle de ponto, sendo eles separados por fator 1, 2, 3 ou 4.
  12. Total créditos em banco de horas: esse evento trará apenas as horas positivas que entraram para o Banco de Horas sem considerar as horas negativas.
  13. Total de débito em banco de horas: esse evento trará apenas as horas negativas que entraram para o banco de horas sem considerar as horas positivas.
  14. Total de dias com ajuste: esse evento levará todos os dias que tiverem um  motivo de ajuste lançado, podendo ser feito um filtro por tipos de motivo. Somente será exportado caso tenha algum dia com motivo lançado ou com o motivo que foi filtrado.
  15. Total de dias com exceção / abono: esse evento levará todos os dias com abono ou exceções podendo ser filtrado por motivo de exceção, se foi exceção para o dia todo ou parcial.
  16. Total de dias com falta: esse evento levará todos os dias que tem faltas integrais (do dia todo). Mesmo que tenha banco de horas ativo, se escolher o motivo, as faltas sairão nesse evento. 
  17. Total de feriados trabalhados (dias):  esse evento levará os dias que os colaboradores trabalharam e foi feriado, em formato de dia exemplo: 1.
  18. Total de feriados trabalhados (horas): esse evento levará todos os dias que os colaboradores trabalharam e foi feriado em formato de horas exemplo: 08:00.
  19. Total de horas em atraso: vai trazer todas as horas que o colaborador teve considerado como atraso, por exemplo: o colaborador pesquisou apenas 4 horas (até o meio dia por ex) das 8 diárias, ou o colaborador saiu 30 min antes. Esse evento não considera os dias com faltas integrais (dia todo). 
  20. Total de horas em faltas: irá trazer o total de horas em falta apenas se o colaborador tiver dias com faltas integrais. Ausências parciais ou horas/ minutos não contam. 
  21. Total de horas em sobreaviso: é a quantidade de horas que o colaborador não trabalhou, mas estava em sobreaviso. Exemplo:  durante 6 horas ele trabalhou e 5 horas ele estava em sobreaviso pois poderia ser chamado, esse evento levará às 5 horas que ele não trabalhou, mas poderia ser acionado a qualquer momento.
  22. Total de horas noturnas: esse evento é referente a coluna adicional noturno onde leva as horas noturnas trabalhadas cruas, isso quer dizer, sem redução.
  23. Total de horas noturnas sem prorrogação: É o total de horas noturnas até às 05:00 (Horário de Brasília), sem ser até a última marcação.
  24. Total de horas extras: esse evento traz o total geral de horas extras sem separar por fator ou fase, mesmo que tenha Banco de Horas ativo. Ao selecionar esse campo o sistema irá levar o total de horas excedentes do período (fechamento) selecionado. 
  25. Total de horas extras 1/2/3/4: esses eventos trarão o total de horas extras separados por fases, lembrando que nem sempre tem-se as quatro fases, então é de acordo com a configuração da base. Se tiver banco de horas e selecionar esta opção, irá levar as horas excedentes separadas por fases normalmente.
  26. Total de horas extras 1/2/3/4 especiais: esse evento é utilizado por quem possui a configuração avançada ativa, com a opção de especiais configurada.
  27. Total de horas extras acumuladas do 1 ao 8: esse evento é utilizado por quem tem as horas extras acumuladas ativas para os colaboradores, sendo assim, é possível levar para a folha as horas divididas em fases. Esse evento funcionará caso tenha essa opção ativa e que seja do turno de um dos colaboradores que estão no filtro ou fechamento selecionado.
  28. Total de horas extras discriminadas sem (H.E.N) 1 ao 4: é o total de horas extras  separadas por fases sem hora extra noturna.
  29. Total de horas extras discriminadas sem (H.E.N) 1 ao 4 especiais: É o total de horas extras especiais (da configuração avançada) sem hora extra noturna.
  30. Total de horas extras ignoradas do banco de horas: é o total de horas extras dos dias que tiveram lançamento do motivo de ignorar banco de horas.
  31. Total de horas extras noturnas 1/2/3/4:  esse evento leva apenas o total de horas extras noturnas sem as horas extras diurnas.
  32. Total de horas extras noturnas 1/2/3/4 especiais: esse evento leva apenas o total de horas extras noturnas especiais (da configuração avançada) sem hora extra diurna.
  33. Total de horas com exceção/abono: é o total de dias com exceção ou abono em formato de horas. Exemplo: 08:00, podendo ser escolhido por motivo ou por tipo sendo dia todo ou parcial.
  34. Total de horas faltantes (faltas +atrasos):  é o total geral de faltas integrais somados aos dias que o colaborador saiu antes ou entrou mais tarde. Caso utiliza-se o banco de horas ao selecionar essa opção o sistema irá levar todos os dias que tiveram faltantes mesmo que já tenha sido descontado do banco.
  35. Total de horas faltantes ignoradas do banco de horas: esse evento leva em horas o total de dias com horas faltantes que foi lançado o motivo ignorar banco de horas.
  36. Total de horas interjornada: é o total de horas que o colaborador cumpriu de interjornada.
  37. Total de horas intrajornada: é o total de horas que o colaborador não cumpriu do tempo de descanso no meio da jornada de trabalho.
  38. Total de horas noturnas reduzidas: uma hora normal tem a duração de 60 minutos, enquanto uma hora noturna de trabalho, conforme a legislação trabalhista, é computada como 52 minutos e 30 segundos. Esse cálculo tem o nome de redução, porém, o colaborador ganha mais (horas ou minutos), pois trabalha um período menor que é computador com valor maior. Caso a folha já faça esse cálculo não deve-se utilizar esse evento, pois vai pagar duas vezes a redução para o colaborador. 
  39. Total de horas noturnas reduzidas sem prorrogação: é o total de horas noturnas com o cálculo de redução até às 05:00 (Horário de Brasília), sem ser até a última marcação.
  40. Total de horas extras 1/2/3/4 excedentes do banco de horas:  é selecionado quando utiliza-se o limitador de banco de horas e precisa pagar o excedente (que passou do limite de banco)  e pode ser dividido em até quatro fatores de acordo com a configuração de horas extras ou banco.
  41. Total de horas creditadas na quitação parcial: é quando faz-se a quitação parcial do banco de horas no fechamento das horas positivas.
  42. Total de horas debitadas na quitação parcial: é quando faz-se a quitação parcial  do banco de horas no fechamento das horas negativas.
  43. Total de horas trabalhadas: Nesse evento é o total de horas normais + horas extras trabalhadas durante o período. 
  44. Total de horas excedentes dos lançamentos manuais no banco de horas: é total de horas que foi lançado manualmente na aba de banco de horas e ultrapassou do limite de banco, nesse caso só é utilizado quando o tem-se a configuração de limitador de banco de horas nas configurações de controle de ponto.
  45. Total de horas trabalhadas no domingo: esse evento trará o total em horas dos colaboradores que trabalharam no domingo.
  46. Total de dias trabalhados no domingo: esse evento trará o total em dias dos colaboradores que trabalharão no domingo.
  47. Total de horas negativas excedentes: é utilizado quando possui-se limitador negativo de banco de horas e precisa descontar o excedente (que passou do limite de banco).