A Pontomais inovou mais uma vez no processo de registro de jornada de trabalho e agora você pode bater o seu ponto pelo WhatsApp!
Basta mandar uma mensagem pra gente no WhatsApp que o seu ponto será registrado.
Agora, vamos mostrar como é simples configurar e registrar a batida de ponto com esse método.
Ativação
Para utilizar a extensão do registro de ponto por WhatsApp é necessária a ativação do recurso através do marketplace do sistema. Para isto basta:
Acessar o menu “Marketplace” ao lado esquerdo inferior da tela;
No campos das “Extensões” busque pela opção do WhatsApp e clique no campo “+Saiba mais”;
Ao final da tela, após serem apresentadas as informações a respeito da funcionalidade, serão demonstradas as informações quanto ao plano atual, limite de colaboradores e os valores de contratação. Para finalizar o processo basta clicar no botão “+Contratar”.
Configurando o sistema:
Para utilizar esse método, o colaborador precisa ter o seu cadastro configurado com o método de registro “Registro simples”.
Atenção: Mesmo com o registro via WhatsApp habilitado, o colaborador poderá registrar o ponto pelo aplicativo e web/site com o “Registro simples”.
Ao lado esquerdo da tela, clique no menu “Configurações”;
No menu “Meus colaboradores”, selecione a opção “Colaboradores”;
Escolha o colaborador que irá editar e clique no ícone de seta ao lado direito;
No canto superior da tela, você verá a opção “Ativar registro de ponto por Whatsapp”:
Ao clicar nesse botão, você deverá informar o número do celular do colaborador:
Para finalizar, é só clicar no botão “Ativar” no canto inferior direito da tela.
Informações adicionais:
- O número de celular informado não pode estar registrado em mais de uma base ao mesmo tempo. Se o colaborador já utiliza o telefone em outro cadastro, não será possível cadastrar novamente;
- A ativação do registro por WhatsApp não estará liberada se o método de registro do cadastro do colaborador não for “Registro simples”;
- O colaborador não conseguirá registrar o ponto se o método de registro de ponto for alterado;
- Se o número do celular do colaborador já estiver cadastrado como um telefone principal ou alternativo, o sistema o trará como sugestão;
- Além da configuração no cadastro do colaborador, é necessário fazer a ativação em seu celular.
Configurando o celular:
Quando a configuração do cadastro do colaborador for finalizada, o sistema emitirá um alerta:
O colaborador receberá um SMS para confirmação do número:
Caso o colaborador não receba o link por SMS, o gestor deve conferir o número do telefone e reenviar o SMS ou mesmo inativar este tipo de registro.
Caso o colaborador utilize um número específico para recebimento de SMS e ligações e outro somente para utilização do WhatsApp, é necessário o cadastro e o envio do SMS ao primeiro número e depois a atualização no cadastro do colaborador para o segundo número para que a utilização para registro via WhatsApp seja possível.
Para isso basta acessar o cadastro do colaborador novamente e clicar no canto direito superior da tela no botão “Registro de ponto por WhatsApp ativo”:
Realizar a conferência do número cadastrado e também reenviar o SMS de ativação:
Ao clicar no link enviado por SMS, o colaborador será direcionado para o WhatsApp:
Basta enviar a mensagem automática: “Oi! Quero usar o Pontomais no WhatsApp!” para o contato direcionado e o sistema retornará com as instruções:
Desativar/cancelar o recurso
Para desativar a contratação do recurso basta acessar o menu Marketplace ao lado esquerdo da tela;
Na opção “Registro de ponto por WhatsApp” desative a funcionalidade no botão indicado (no canto superior direito) e em seguida clique em “+ Saiba mais”;
No canto inferior direito da tela clique na opção “Cancelar”;
Será emitida uma mensagem de alerta;
Digite a palavra “cancelar” no campo indicado e clique em confirmar. O recurso será desabilitado na plataforma.
Importante:
Se a configuração do método de registro de ponto do colaborador for alterada, ao tentar fazer o registro de ponto, o colaborador receberá o seguinte feedback:
Se a função for desabilitada pelo gestor, o colaborador receberá o seguinte feedback ao tentar registrar o ponto pelo WhatsApp:
Se precisar de auxílio ou restar alguma dúvida, estamos disponíveis pelo chat e através de nosso email: meajuda@pontomais.com.br.