logo-pontomais-sos02

Como configurar o registro de ponto pelo WhatsApp?

A Pontomais inovou mais uma vez no processo de registro de jornada de trabalho e agora você pode bater o seu ponto pelo WhatsApp!

Basta mandar uma mensagem pra gente no WhatsApp que o seu ponto será registrado.

Agora, vamos mostrar como é simples configurar e registrar a batida de ponto com esse método.

Ativação

Para utilizar a extensão do registro de ponto por WhatsApp é necessária a ativação do recurso através do marketplace do sistema. Para isto basta:

Acessar o menu “Marketplace” ao lado esquerdo inferior da tela;

No campos das “Extensões” busque pela opção do WhatsApp e clique no campo “+Saiba mais”;

Ao final da tela, após serem apresentadas as informações a respeito da funcionalidade, serão demonstradas as informações quanto ao plano atual, limite de colaboradores e os valores de contratação. Para finalizar o processo basta clicar no botão “+Contratar”.

Configurando o sistema:

Para utilizar esse método, o colaborador precisa ter o seu cadastro configurado com o método de registro “Registro simples”.

Atenção: Mesmo com o registro via WhatsApp habilitado, o colaborador poderá registrar o ponto pelo aplicativo e web/site com o “Registro simples”.

Ao lado esquerdo da tela, clique no menu “Configurações”;

No menu “Meus colaboradores”, selecione a opção “Colaboradores”;

Escolha o colaborador que irá editar e clique no ícone de seta ao lado direito;

No canto superior da tela, você verá a opção “Ativar registro de ponto por Whatsapp”:

Ao clicar nesse botão, você deverá informar o número do celular do colaborador:

Para finalizar, é só clicar no botão “Ativar” no canto inferior direito da tela.

Informações adicionais:

  • O número de celular informado não pode estar registrado em mais de uma base ao mesmo tempo. Se o colaborador já utiliza o telefone em outro cadastro, não será possível cadastrar novamente;
  • A ativação do registro por WhatsApp não estará liberada se o método de registro do cadastro do colaborador não for “Registro simples”;
  • O colaborador não conseguirá registrar o ponto se o método de registro de ponto for alterado;
  • Se o número do celular do colaborador já estiver cadastrado como um telefone principal ou alternativo, o sistema o trará como sugestão;
  • Além da configuração no cadastro do colaborador, é necessário fazer a ativação em seu celular.

Configurando o celular:

Quando a configuração do cadastro do colaborador for finalizada, o sistema emitirá um alerta:

O colaborador receberá um SMS para confirmação do número:

Caso o colaborador não receba o link por SMS, o gestor deve conferir o número do telefone e reenviar o SMS ou mesmo inativar este tipo de registro.

Caso o colaborador utilize um número específico para recebimento de SMS e ligações e outro somente para utilização do WhatsApp, é necessário o cadastro e o envio do SMS ao primeiro número e depois a atualização no cadastro do colaborador para o segundo número  para que a utilização para registro via WhatsApp seja possível.

Para isso basta acessar o cadastro do colaborador novamente e clicar no canto direito superior da tela no botão “Registro de ponto por WhatsApp ativo”:

Realizar a conferência do número cadastrado e também reenviar o SMS de ativação:

Ao clicar no link enviado por SMS, o colaborador será direcionado para o WhatsApp:

Basta enviar a mensagem automática: “Oi! Quero usar o Pontomais no WhatsApp!” para o contato direcionado e o sistema retornará com as instruções:

Desativar/cancelar o recurso

Para desativar a contratação do recurso basta acessar o menu Marketplace ao lado esquerdo da tela;

Na opção “Registro de ponto por WhatsApp” desative a funcionalidade no botão indicado (no canto superior direito) e em seguida clique em “+ Saiba mais”;

No canto inferior direito da tela clique na opção “Cancelar”;

Será emitida uma mensagem de alerta;

Digite a palavra “cancelar” no campo indicado e clique em confirmar. O recurso será desabilitado na plataforma.

Importante:

Se a configuração do método de registro de ponto do colaborador for alterada, ao tentar fazer o registro de ponto, o colaborador receberá o seguinte feedback:

Se a função for desabilitada pelo gestor, o colaborador receberá o seguinte feedback ao tentar registrar o ponto pelo WhatsApp:

Se precisar de auxílio ou restar alguma dúvida, estamos disponíveis pelo chat e através de nosso email: meajuda@pontomais.com.br.