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Registros de pausas (NR17)

Na Pontomais temos um recurso importantíssimo que permite o controle de pausas de acordo com a NR17 (Norma Regulamentadora 17).

É possível realizar esta configuração diretamente no turno de trabalho do colaborador, podendo ser em qualquer tipo de turno: turnos fixos (regulares), flexíveis ou em turnos fixos com apenas o intervalo flexível.

Após configurado pela empresa, o colaborador vai conseguir registrar a pausa acessando o sistema da Pontomais através do site/web, de forma super simples.

Configuração do controle de pausas:

Clique em “Configurações” ao lado esquerdo da tela e selecione a opção “Turnos”;

Escolha o turno que deseja configurar e clique no ícone do “lápis” para editar;

mceclip1.png

Na aba geral assinalar opção “Controlar NR 17”;

Clicar no botão “Salvar” ao final da página.

Com a função NR17 que habilitou no turno do colaborador agora ele terá o ícone do registro de pausas (conforme imagem abaixo) a disposição no canto direito superior da tela.

Configuração do horário de registro das pausas:

Acessar o menu “Configurações” ao lado esquerdo da tela;

No menu “Meus Colaboradores” selecionar a opção “Colaboradores”;

Escolha o colaborador e clique no ícone da “seta” ao lado direito da tela para editar;

No cadastro do colaborador seleciona a opção “Pausas’;

Na aba pausas deve-se configurar o início de cada pausa onde pelo menos uma das pausas se faz obrigatória na configuração, a segunda é opcional;

A quantidade de pausas se refere a carga horária do colaborador, conforme previsto em lei, então mostraremos  um alerta caso a carga horária passe de4 horas diária se tenha apenas uma pausa configurada, porém este alerta não impedirá de prosseguir a jornada, agora é só colocar a partir de qual data a configuração começa a valer e é só salvar.  

Acompanhamento das pausas 

Existem 3 (três) formas para que o Gestor ou RH tenha acesso ao acompanhamento de registro de pausas do colaborador.

1ª Forma – Através do relatório de “Registro de Pausas”

O gestor consegue fazer o acompanhamento de todas as pausas registradas pelo colaborador, será por esse relatório que conseguirá comprovar que elas estão sendo cumpridas.

Acessar o menu “Relatórios” ao lado esquerdo da tela;

Selecionar em tipo do relatório a opção “Registros de pausas”;

Informar os filtros quanto ao período, agrupamento e quem deseja visualizar no relatório;

Após realizar todos os parâmetros, basta selecionar a opção “Gerar relatório” ao lado direito da tela para visualizar o relatório.

Por fim, o relatório será gerado de acordo com o que foi parametrizado:

2ª Forma – Através do relatório de “Auditoria”

Neste relatório as informações ficam disponíveis no botão “Ocorrências” onde deve selecionar as opções “Pausa Insuficiente” e “Tempo de pausa menor do que o previsto”.

Acessar o menu “Relatórios” ao lado esquerdo da tela;

Selecionar em tipo do relatório a opção “Auditoria”;

Informar os filtros quanto ao período, agrupamento e quem deseja visualizar no relatório;

Na opção de “Ocorrências” selecione as opções “Pausa insuficiente” e “Tempo de pausa menor do que o previsto”:

Após realizar todos os parâmetros, basta selecionar a opção “Gerar relatório” ao lado direito da tela para visualizar o relatório.

3ª Forma – Através do menu “Controle de Ponto”

Acesse o menu “Controle de Ponto” ao lado esquerdo da tela e selecione o colaborador desejado clicando em seu nome;

Na tela seguinte, clique sobre o ícone do “olho” ao lado direito da tela assim será aberta a tela abaixo, onde na aba jornada pode acompanhar sobre as pausas.

Lembrando que as pausas nada interferem no registro de ponto, nem para desconto nem para extra, é um controle totalmente separado.

Caso tenha alguma marcação de pausa incorreta, ao acessar o ícone de ajuste, ficará também disponível a opção de  edição de pausas. Para isso:

Acesse o menu “Controle de Ponto” ao lado esquerdo da tela e selecione o colaborador desejado clicando em seu nome;

Selecionar o dia clicando no ícone do “lápis” para editar ao lado direito da tela;

Clicar na opção “Editar pausas”; 

Configuração via API

Uma outra forma de inserir as marcações de pausa, é via API, para clientes que já têm sistemas próprios desse controle de pausas.

Link disponível com mais informações em nossa documentação da API.

Configurações de API, devem ser realizadas pela TI de sua empresa ou outro, que seja prestador deste serviço para sua empresa.

A Pontomais, fornece a opção de contratar nossa funcionalidade de acesso a API da Pontomais, ou seja, com esta funcionalidade, seu TI poderá utilizar os recursos disponíveis em nossa API. 

Registro de Pausa Colaborador

Para conhecer como funciona o registro de pausa feito pelo colaborar, pode acessar neste link, criamos estes passos como apoio aos colaboradores e se desejar, pode compartilhar o link deste passo a passo aos seus colaboradores, caso possuam dúvidas sobre o uso.

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