Central de Ajuda

Como salvar a localização dos colaboradores no registro de ponto?

Nosso sistema traz a localização onde foi registrado o ponto por cada colaborador. Para isso basta configurar o sistema, vou te mostrar como, através do passo a passo abaixo:

Como configurar o sistema para capturar a localização do ponto?

Selecionar o menu “Configurações” ao lado esquerdo da tela;

No canto direito superior da tela selecione o menu “Configurações de controle de ponto”;

Selecione a configuração clicando no ícone do lápis l_pis.pngpara editar;

Screenshot_23.png

Na aba “Registro de ponto” > Assinalar opção de “Armazenar a localização dos colaboradores na hora dos registros de ponto”

Screenshot_24.png

Informações:

– O registro offline não traz a localização devido GPS estar desativado.

– Se o GPS do celular está desativado a localização será buscada pela ultima localização armazenada nos dados de cache do aparelho.

Como funciona:

O celular (aplicativo) vai puxar a informação de localização através do GPS e o computador (site/web) como não tem GPS busca pelo servidor da máquina.

No caso dos smartphones uma forma de melhorar a posição é ativando o recurso do GPS antes de registrar o ponto. Já no computador, se você usa rede Wi-Fi geralmente terá uma precisão boa, muitas vezes inferior à 20m.

Porém, se você está em um computador usando uma rede por cabo, sem Wi-Fi e sem GPS, sua localização será baseada no seu endereço IP na internet, esse mecanismo utiliza um banco de localizações distinto, onde às vezes pode detectar seu computador em uma precisão de 200m e outras pode dar uma diferença de 200 km de distância.

Como o Pontomais encontra minha localização?

Quando você acessa a ferramenta para registrar o ponto, o sistema solicita ao seu computador (via o navegador de internet) ou Smartphone a sua localização, o seu dispositivo obtém essa informação com base no mecanismo que você tem disponível no momento (GPS, Wifi, Rede Celular ou até mesmo seu endereço IP).

Por isso você pode ter variação da precisão da localização, no Pontomais detalhamos essa informação para aumentar a transparência.

A Pontomais utiliza uma tecnologia de mercado para trazer o endereço no momento do registro de ponto, que seria o GPS, sendo assim não temos como controlar de que forma o GPS trará a localização de cada colaborador.

Relatório para verificar a localização dos registros:

Para saber qual foi a localização em que seu colaborador registrou o ponto você pode gerar um relatório que vai te ajudar.

Basta acessar o menu “Relatórios” >  Tipo do relatório “Registros de ponto” > Inserir data inicial e final > no botão “Colunas”;

Marcar as opções “ Endereço aprox. detectado” “Endereço aprox. editado” e “Geolocalização” > Clique em Salvar;

Depois de aplicar todos os filtros clique em “Gerar relatório”.

Was this article helpful?
YesNo