logo-pontomais-sos02

Controle de férias e folgas – como programar as férias?

O gestor de equipe e o RH poderão visualizar o controle de férias e verificar as férias a vencer, programar férias de seus colaboradores e receber o retorno caso alguma programação tenha que ser refeita. A programação de férias poderá ser feita apenas para períodos futuros, programações retroativas não serão possíveis.

Importante: para ter acesso ao painel mencionado nos passos desse tutorial, primeiro é necessário habilitar o módulo de gestão de férias e folgas.

Painel de controle de férias e folgas

O painel de controle é um modo do gestor e RH acompanharem os agendamentos de férias dos colaboradores.

Para acessá-lo basta clicar no menu “Controle de Férias” ao lado esquerdo da tela.

Quadro de Gerenciamento

Na parte superior esquerda da tela terá a opção “Quadro de Gerenciamento”.

Quando o acesso é de gestor, ou seja, com perfil que não seja de Administrador, o quadro será mostrado com as funções:

  • Férias a Programar
  • Aguardando Gestor
  • Aguardando RH

E terá uma visão do controle de férias apenas das suas equipes.

Quando um gestor de equipe é também um Administrador (grupo de permissões “Administradores”) ele terá a visão de Gestor e de RH, o quadro será mostrado com as funções:

  • Férias a Programar
  • Aguardando Gestor
  • Aguardando RH
  • Férias Programadas

A programação das férias

Colaboradores que, segundo as definições na configuração de férias, estiverem no período de solicitar férias irão aparecer na coluna de “Férias a programar” até que suas férias sejam solicitadas, para então alterar seu status de agendamento.

Ao clicar no agendamento de um colaborador.

A programação de férias irá trazer, além dos dados do colaborador, a data limite para programação de férias e a data limite do retorno de férias para auxiliar o gestor na seleção do período de férias.  Além disso, apresentará o histórico de férias, se houver.

Mostrará também os dias disponíveis, e as opções para informar abono pecuniário, 1.ª parcela do 13º salário (se a configuração permitir) e o período ou períodos (se a configuração permitir divisão de períodos).

O preenchimento dos campos

Dias de abono pecuniário: Caso esteja definido na Configuração de Férias do colaborador a opção de abono pecuniário (remuneração sobre um período de férias que o colaborador irá vender) será possível ao gestor definir a quantidade de dias que serão remunerados.

Os dias permitidos de abono pecuniário correspondem a 1/3 dos dias disponíveis (máximo de 10 dias). De acordo com a quantidade de dias selecionados para o abono, os dias para selecionar no(s) “Período de férias” deverão ser alterados também, pois serão considerados como dias selecionados.

Dividir Férias?: Possibilidade da divisão do período de férias do colaborador de acordo com as opções abaixo:

  • Não dividir
  • Dividir em dois períodos
  • Dividir em três períodos

Caso o gestor informe que irá dividir em dois períodos, a soma dos dois períodos deve ser igual a dos dias disponíveis. Deve-se seguir a configuração de férias, onde está definido o mínimo de dias permitido em um período. 

Por exemplo, se nesta configuração estiver definido um mínimo de dias permitido em um período como 5 dias, então:

  • Não será possível solicitar férias inferior a 5 dias
  • Não será possível solicitar férias superior a 25 dias.

Período de férias: Definir através da marcação das datas em um calendário o período que o colaborador estará de férias. A definição do período deve ser realizada de acordo com o que foi preenchido no campo “Dividir Férias?”.

O período de férias, depois de informado, deverá atualizar os dias selecionados.

Solicitar antecipação do 13º Salário: Caso seja necessário solicitar a antecipação do 13° salário junto ao pedido de férias do colaborador.

Exibir Agenda: Será exibida a agenda de programação de férias dos colaboradores.

O gestor, após preencher os dados da programação, poderá enviar a solicitação para a coluna análise do gestor, enviar o aviso de férias ao colaborador e contabilidade ou poderá cancelar a mesma e a programação volta ao estado original.

Além da programação de férias, através do controle de férias e folgas é possível o lançamento de folgas futuras. Para conhecer mais dessa funcionalidade basta clicar aqui.