logo-pontomais-sos02

Controle de férias e folgas – como realizar a configuração?

Gestão de Férias e Folgas é uma nova funcionalidade completa para programar e controlar  férias e folgas direto no Sistema Pontomais. 

Ativação da funcionalidade

O Controle de férias estará disponível para ativação no menu Marketplace na parte inferior esquerda da tela, onde ao acessar o menu, na área de extensões poderá visualizar o controle e realizar a ativação. 

Ao clicar no botão “+Saiba mais” será possível efetuar a contratação da extensão.

Configuração da funcionalidade

A configuração do controle de férias estará sempre associada aos colaboradores. É por ela que a organização poderá definir as datas limite para solicitação de férias e outros pontos importantes.

A empresa poderá ter mais de uma configuração de férias cadastrada e poderá inativar desde que não tenha colaboradores associados a ela.

Para acessar esta configuração basta:

Acessar o menu Configurações ao lado esquerdo da tela;

Selecionar a opção Férias em Minha Empresa;

Clicar no botão “+Nova configuração de férias”  no canto esquerdo superior da tela;

Realizar as devidas parametrizações.

Ao cadastrar uma configuração de férias, alguns itens são obrigatórios e outros opcionais:

Nome da configuração: Texto livre de até 40 caracteres para identificar a configuração por um nome particular.

Limite para programar férias: Corresponde ao número de meses antes de completar o segundo período aquisitivo que será possível programar as férias do colaborador, onde após ultrapassar esse período limite não será mais possível realizar a definição de férias ao colaborador. 

Limite de retorno de férias: Este campo irá definir quantos dias antes do final do segundo período aquisitivo deve ser finalizado o período de férias do colaborador, desta forma não será possível programar férias onde o último dia ultrapasse o limite informado.

Permitir que as férias sejam programadas assim que o colaborador completar um período aquisitivo: Nesta configuração, assim que o colaborador completar um ano de sua admissão será possível fazer uma solicitação de férias.

Caso essa opção seja desmarcada deverá informar um período, anterior ou posterior ao colaborador completar um período aquisitivo, para que a solicitação do período de férias fique disponível. 

Importante

O campos “Permitir programar as férias” e “Limite para programar férias” definirão o período em que as solicitações ficarão disponíveis para serem parametrizadas, pois, o primeiro campo definirá a partir de que período a solicitação ficará disponível para ser parametrizada, e o segundo campo definirá o período máximo que a solicitação ficará disponível para ser realizada.

Ou seja, um definirá o início do ciclo de programação e o outro o fim, por isso, devem ser parametrizados com um período de regular duração para que não haja certa emergência no momento das programações de férias.

Exemplo: Um colaborador que tem seu período aquisitivo atribuído ao mês de Setembro, possui uma permissão de programação de férias com prazo de 4 meses (a partir de maio) antes de completar um novo período aquisitivo, e, seu limite de programar férias é de 2 meses (finaliza em julho) antes de completar o próximo período aquisitivo. Ou seja, para este colaborador a programação de férias ficará ativa por 2 meses.

Abono pecuniário: O abono pecuniário corresponde a “venda das férias”, ou seja, se será permitido ou não vender uma parte das férias que serão programadas. Ao selecionar esta opção, deverá habilitar o campo “dias de abono máximo permitido”

Antecipação da 1.ª Parcela do 13º: Marcando esta opção, quando for solicitar as férias o colaborador com esta configuração poderá solicitar a antecipação da parcela do décimo terceiro.

Divisão de férias em mais de um período: Opção pelas férias fracionadas, de 2 a 3 períodos. Marcando esta opção deverá habilitar o campo:

  • Informando 02 períodos, deverá informar o mínimo de dias permitidos em um período
  • Informando 03 períodos, deverá informar também a quantidade de dias que obrigatoriamente um dos períodos deve ter.
  • Opção por fazer a programação dos períodos separadamente.

Período de início das férias: Marcando esta opção será aberto um campo onde o usuário poderá informar um período antes de um feriado em que não poderá haver solicitação de férias. Por exemplo, se informar dois dias antes de um feriado e se o feriado for no dia 01/05 não será possível solicitar férias nem no dia 29/04 e nem no dia 30/04, somente dia 28/04 ou antes ou após o dia 01/05.

As configurações cadastradas serão apresentadas em forma de listagem, podendo ser inativadas ou editadas futuramente.

Vínculo da configuração com o colaborador

A configuração de férias está no cadastro do colaborador.

No menu Meus Colaboradores selecionar a opção Colaboradores;

Escolha o colaborador e clique no ícone da “seta” ao lado direito da tela para editar;

No cadastro do colaborador seleciona o menu “Configurações extras” ao lado esquerdo da tela;

 

Para finalizar o processo basta clicar no botão “Salvar” no canto direito inferior da tela.

Painel de controle de férias e folgas

O painel de controle é um modo do gestor e RH acompanhar o andamento das movimentações e histórico de férias dos colaboradores.

Para acessá-lo basta clicar no menu “Controle de Férias” ao lado esquerdo da tela.

Agora, as principais configurações relacionadas ao seu controle de férias está finalizada.

Para ajudar no processo de programação dos períodos de férias, temos uma manual a respeito. Para acessá-lo clique aqui.