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Menu Segurança e permissões de acesso.

Nessa publicação você confere:

O que é o menu Segurança?

O menu de Segurança desempenha um papel fundamental ao definir as configurações de acesso dos colaboradores. Com isso, é possível determinar quais menus de configuração, equipes, turnos e motivos de ajuste ficam disponíveis para cada usuário. Essa parametrização é realizada por grupos de usuários, o que facilita a organização conforme os diferentes perfis hierárquicos, como administradores, colaboradores e gestores.

Inicialmente, o Sistema Pontomais já oferece três grupos padrão: Administrador, Gestores e Colaboradores. Contudo, a empresa tem a flexibilidade de criar outros grupos personalizados, de acordo com as necessidades específicas da sua estrutura organizacional.

Onde as regras são configuradas no sistema?

Passo 1: acesse o menu “Configurações” à esquerda da tela.

Passo 2: selecione a opção “Segurança”.

Passo 3: nesta tela, você encontrará várias abas para configurar os acessos: Permissões, Filtro de Unidades, Filtro de Turnos e Filtro de Motivos. Basta selecionar a aba correspondente à regra que deseja configurar.

A seguir, fornecemos mais detalhes sobre cada aba para facilitar a compreensão das opções disponíveis!

Grupos de usuários pré-definidos.

Administrador: acesso total aos menus e funcionalidades do sistema.

Colaborador: acesso limitado, com permissões para registrar o ponto e visualizar suas próprias informações. Eles podem acessar os menus “Meu Perfil” e “Meu Ponto”.

Gestores: acesso mais amplo, incluindo a capacidade de visualizar os perfis de outros colaboradores para gerenciamento dos pontos. Além disso, eles têm acesso a todas as funcionalidades disponíveis nos menus “Minha Equipe”, “Meu Ponto” e “Solicitações”. Essas funcionalidades permitem que os gestores tenham uma visão abrangente das informações relacionadas às equipes, bem como a capacidade de gerenciar e monitorar os registros de ponto, além de lidar com solicitações e ajustes necessários. 

Como atribuir os grupos de usuários aos colaboradores?

Para alterar o grupo de usuário a um colaborador, edite o cadastro do colaborador e modifique a área de acesso ao sistema. Você pode encontrar um tutorial detalhado em nossa publicação sobre o cadastro de colaboradores.

Aba Permissões

Na aba “Permissões”, a empresa pode definir as autorizações de acesso aos menus do sistema para cada colaborador. Além de selecionar os menus, é possível especificar se o colaborador terá permissão para visualizar, criar, editar ou remover informações dentro de cada um deles, conforme necessário. Essa configuração oferece controle total sobre as permissões de acesso de cada colaborador, assegurando que eles tenham funcionalidades adequadas de acordo com suas responsabilidades. Dessa forma, a empresa garante a segurança dos dados e otimiza a eficiência operacional.

  • Eventos: para essa opção está alocada no bloco de Status, ou seja, precisa necessariamente selecionar também a opção Status.
  • Totais de Banco de horas.
  • Dias Faltantes.
  • Status.
  • Pontualidade.
  • Frequência do colaborador.
  • Banco de horas.
  • Provisionamento.
  • Perfil dos colaboradores: são gráficos que apresentam informações relacionadas às características dos colaboradores da empresa, tais como nível de escolaridade, faixa etária e outros dados relevantes. Os gráficos fornecem uma visão abrangente e representativa do perfil demográfico e socioeconômico dos colaboradores. Eles possibilitam uma análise precisa e facilitam a tomada de decisões estratégicas relacionadas à gestão de pessoas e recursos humanos.

O painel exibe informações essenciais do colaborador logado, como nome, turno, equipe, saldo de horas no banco de horas e os últimos registros de ponto. Ele oferece uma visão completa e intuitiva das informações individuais, proporcionando uma rápida e fácil visualização do status e das atividades relacionadas ao colaborador.

É um recurso obrigatório para usuários que precisam ter acesso aos perfis de outros colaboradores. Essa funcionalidade permite a visualização de informações detalhadas de outros usuários, oferecendo uma visão abrangente do perfil e das atividades relacionadas a eles. Isso é especialmente útil para gestores e outros membros da equipe que necessitam de informações para tomar decisões e realizar ações de gerenciamento eficazes.

O painel exibe informações sobre a equipe gerenciada pelo usuário, ou seja, aqueles que foram designados como gestores. Essas informações fornecem uma visão detalhada da equipe, incluindo membros, cargos, horários de trabalho e outras informações relevantes. Isso permite ao gestor ter uma visão abrangente e atualizada sobre a equipe, facilitando a tomada de decisões e o planejamento eficiente.

  • Minha equipe.
  • Banco de horas.
  • Pontualidade.
  • Frequência do colaborador.
  • Totais de Banco de horas.
  • Horas extras.
  • Horas faltantes.
  • Status.
  • Solicitações.
  • Ocorrências.
  • Dias faltantes.
  • Perfil dos colaboradores.

O recurso “Meu Ponto” oferece aos colaboradores a possibilidade de visualizar suas próprias informações de ponto. Essa funcionalidade está disponível por padrão para todos os usuários do Sistema Pontomais e não pode ser desabilitada. Ela permite que cada colaborador tenha acesso fácil e rápido aos seus registros de ponto, garantindo transparência e autonomia na gestão do seu próprio tempo de trabalho.

  • Enviar pontos por e-mail: com essa opção habilitada, os colaboradores têm a opção de autorizar o envio das informações de ponto para seu próprio e-mail. Isso proporciona praticidade e a possibilidade de ter uma cópia dos registros para referência pessoal.

Permite que o usuário tenha acesso às solicitações de ajustes e abonos para aceitar ou recusar essas solicitações.

Atenção: os gestores de equipe possuem restrições específicas no menu de solicitações. No ambiente web, eles podem executar apenas as ações marcadas para eles. No entanto, essa limitação se aplica apenas à versão web, pois no aplicativo eles têm permissão para realizar todas as ações disponíveis.

  • Ajuste de ponto.
  • Abono.
  • Aprovação em massa.
  • Ajuste de pausa.

Lançamentos manuais de banco de horas.

  • Fechamento: nesse menu, é possível restringir as ações disponíveis. O usuário só pode executar as ações que foram marcadas como permitidas.
  1. Editar
  2. Listar fechamentos
  3. Iniciar
  4. Atualizar
  5. Concluir
  6. Cancelar
  7. Remover
  8. Restaurar
  9. Visualizar
  • Registros de ponto: nesse menu, são exibidos os registros de ponto dos colaboradores.

 

Ao ser habilitado, o menu “Relatórios” é disponibilizado, permitindo o acesso aos diferentes tipos de relatórios de acordo com as permissões do grupo de usuários.

  • Relatórios: ao selecionar essa opção, o usuário poderá escolher entre os diversos tipos de relatórios disponíveis..
  • Afastamento e férias.
  • Auditoria.
  • Atrasos.
  • Colaboradores.
  • Abono.
  • Ocorrências.
  • Escalas de Trabalho.
  • Solicitações.
  • Equipes.
  • Registros de ponto.
  • Registros de pausa.
  • Assinaturas.
  • Jornada (espelho ponto).
  • Benefícios.
  • Absenteísmo.
  • Horas extras.
  • Faltas.
  • Resumo da jornada.
  • Ajuste de ponto.
  • Banco de horas.
  • Vigência de banco de horas.
  • Horista.
  • Sobreaviso.
  • Turnos.
  • Provisionamentos.

Ao habilitar essa opção, os colaboradores nesse grupo de permissões poderão contratar qualquer extensão, exceto o ValidaMais. Para acessar e consultar o ValidaMais, é necessário ativar a opção “PersonCheck”.

  • Alocação de colaboradores: o fluxograma exibe os colaboradores aos quais o gestor tem acesso, considerando tanto sua função como gestor quanto as permissões definidas no filtro de unidades. Além disso, mostra a quais equipes, departamentos e unidades de negócio esses colaboradores estão atribuídos.
  • Status dos relógios ponto: exibe o status de conectividade do relógio ponto, indicando se está online ou offline.
  • Segurança.
  • Exportação Folha de pagamento.
  • Cercas virtuais.
  • Restrições de dispositivos.
  • Configurações de controle de ponto.
  • Chat (Suporte): libera o acesso ao chat de suporte da Pontomais, onde é possível obter assistência e esclarecer dúvidas.
  • Etiqueta de ponto.
  • Relógios ponto: o usuário terá apenas as permissões selecionadas. 
  1. Importar/Exportar AFDs
  2. Listar todos
  3. Cadastrar
  4. Editar
  5. Remover
  6. Restaurar
  1. Listar todos
  2. Visualizar perfil
  3. Cadastrar
  4. Editar
  5. Trocar foto de perfil
  6. Trocar senha
  7. Gerenciar anexos
  8. Alteração de turnos
  9. Alteração de cargos
  10. Afastamentos e férias
  11. Alteração de equipes
  12. Gerar QR Code
  13. Alteração de pausas
  14. Listar grupo de usuários
  15. Edição em Massa
  • Equipes: o usuário terá apenas as permissões selecionadas.
  1. Listar todos
  2. Visualizar perfil das equipes
  3. Cadastrar
  4. Editar
  5. Remover
  6. Restaurar
  7. Trocar foto de capa
  8. Gerenciar gestores
  1. Listar todos
  2. Cadastrar
  3. Editar
  4. Remover
  5. Restaurar
  1. Listar todos
  2. Cadastrar
  3. Editar
  4. Remover
  5. Restaurar
  1. Listar todos
  2. Cadastrar
  3. Editar
  4. Remover
  5. Restaurar
  • Cargos: o usuário terá apenas as permissões selecionadas.
  1. Listar todos
  2. Cadastrar
  3. Editar
  4. Remover
  5. Restaurar
  • Turnos: o usuário terá apenas as permissões selecionadas.
  1. Listar todos
  2. Cadastrar
  3. Editar
  4. Remover
  5. Restaurar
  • Feriados: o usuário terá apenas as permissões selecionadas.
  1. Listar todos
  2. Cadastrar
  3. Editar
  4. Remover
  5. Restaurar
  1. Listar todos
  2. Cadastrar
  3. Editar
  4. Remover
  5. Restaurar
  • Configurações de controle de ponto: o usuário terá apenas as permissões selecionadas.
  1. Listar todos
  2. Iniciar
  3. Editar
  4. Remover
  5. Restaurar
  • Exceções de jornada.
  • Assistente virtual: em breve.
  • Minha conta (Empresa): permite que o usuário execute ações como atualizar informações da conta, editar dados de faturamento, modificar a forma de pagamento e obter a segunda via de boletos e notas fiscais.
  • Consulta de processos: exibe o status de relatórios e planilhas que estão sendo processados pelo sistema.
  • Gamification: disponibiliza o recurso “Universo do tempo”, desde que seja feita a contratação da extensão no Marketplace.
  • Módulo de férias: define se o usuário possui acesso ao Controle de férias e folgas, sujeita à contratação da extensão no Marketplace.
  1. Solicitação de férias no aplicativo: colaboradores conseguem solicitar férias pelo aplicativo. 
  2. Controle de configurações: pode alterar a regra criada para férias.
  3. Controle de solicitações: pode fazer a gestão do painel de férias e das solicitações.
  4. Solicitação de folgas no aplicativo: colaboradores conseguem solicitar folgas pelo aplicativo. 
  • Validamais: permite contratar e consultar o ValidaMais.
  • Escala de trabalho: em breve.
  • Histórico (logs): registra o responsável pelas alterações realizadas no sistema.

     

 

Permite que o usuário acesse o menu “Minha conta” e execute ações como atualizar informações da empresa, faturamento, modificar a forma de pagamento e obter a segunda via de boletos e notas fiscais.

Consulta de processos: exibe o status de relatórios e planilhas que estão sendo processados pelo sistema.

  • Gamification: disponibiliza o recurso “Universo do tempo”, desde que seja feita a contratação da extensão no Marketplace.

Módulo de férias e folgas: define se o usuário possui acesso ao Controle de férias e folgas, sujeita à contratação da extensão no Marketplace.

  1. Solicitação de férias no aplicativo: colaboradores conseguem solicitar férias pelo aplicativo. 
  2. Controle de configurações: pode alterar a regra criada para férias.
  3. Controle de solicitações: pode fazer a gestão do painel de férias e das solicitações.
  4. Solicitação de folgas no aplicativo: colaboradores conseguem solicitar folgas pelo aplicativo.

Validamais: permite contratar e consultar o ValidaMais.

Libera ações no menu escala de trabalho. 

Permite que o usuário confira o menu de logs, onde são exibidos históricos de ações como ativar, inativar, cadastrar, etc.

Aba Filtro de Unidades

Nesta seção, você define as permissões de visualização das equipes para cada usuário. Basta selecionar o nome do colaborador, escolher a equipe ou até mesmo uma unidade de negócio inteira que ele pode acessar e salvar as configurações.

É importante destacar que ao adicionar um gestor a uma equipe específica, ele ganha automaticamente acesso à visualização dessa equipe. 

Aba Filtro de Turnos

Nesta seção, é possível configurar quais turnos o usuário terá permissão para visualizar. Os usuários que têm acesso ao menu “Turnos” podem ter restrições específicas de visualização. Dessa forma, o administrador da conta pode optar por permitir que os gestores apenas visualizem ou editem os turnos da sua própria equipe, por exemplo. 

Aba Filtro de Motivos

Na configuração dos grupos de usuários, a empresa pode definir os tipos de motivos de ajuste/abono que cada grupo terá acesso. Essa opção permite uma personalização conforme as necessidades da empresa, proporcionando um controle mais preciso das justificativas e abonos realizados.

Tem dúvidas e é gestor ou administrador do sistema? Estamos à disposição pelos canais de suporte pelo chat e e-mail, em  de segunda a sexta, das 09h às 18h.

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