Central de Ajuda

Relatórios: Absenteísmo

Com o relatório de absenteísmo é possível obter o percentual de absenteísmo dos colaboradores, que pode ser definido pela ausência do mesmo no ambiente de trabalho.

Na prática podemos dizer que este relatório se refere a conversão em porcentagem das horas de trabalho perdidas, seja por faltas, saídas ou atrasos, justificados ou não.

Como gerar o relatório? 

Acessar o menu “Relatórios” ao lado esquerdo da tela;

Selecionar em “Tipo do relatório” a opção “Absenteísmo”;

Informar os filtros de período (data inicial e data final), agrupamento e quem deseja visualizar no relatório;

No botão “Colunas ” você pode escolher quais informações adicionais deseja inserir nas colunas de seu relatório;

Além destas colunas do relatório é possível através do botão “Opções” escolher os parâmetros de cálculo para o relatório;

As opções são:

Ignorar faltas não justificadas (sem ajuste e sem abono): 

Selecionando esta opção o sistema irá demonstrar o cálculo de absenteísmo desconsiderando as faltas sem justificativa, ou seja, apenas aquelas faltas integrais ou atrasos que não possuem motivo atrelado. 

Incluir até 1 H.F/dia: 

Desmarcando esta opção o sistema entende que os atrasos feitos até 1 hora não devem ser computados no cálculo de absenteísmo, ou seja, se o colaborador apresentar uma ausência de 30 minutos ele não vai considerar essa quantia no cálculo de horas faltantes, pois o sistema entende que só é considerado falta o que passar de 1 hora dia. 

Incluir colaboradores inativos: 

Se marcada esta opção, o sistema apresenta o cálculo de absenteísmo para as pessoas que já foram desativadas e desligadas dentro do sistema do Pontomais. 

Incluir de X a Y H.F/dia: 

Terá o mesmo comportamento citado acima para o exemplo de incluir até 1 H.F/dia, contudo mudando sempre de acordo com a quantidade de horas demonstrada na opção. 

mceclip7.png

Incluir faltas justificadas (considerar abonos): 

Se a falta teve uma justificativa lançada pelo colaborador ou gestor é possível demonstrar o absenteísmo considerado sobre estes abonos. 

Selecionando esta opção junto ao “Filtrar por motivos” no preenchimento dos filtros para gerar o relatório, é possível considerar no cálculo de absenteísmo os motivos de ajuste cadastrados como abono. 

 

Não incluir falta quando há saldo positivo de banco de horas: 

Marcando esta opção o sistema irá desconsiderar as faltas na coluna de ausência quando o colaborador apresentar um saldo positivo no banco de horas para determinado dia, ou seja, se o colaborador apresentar um saldo positivo para todo o período filtrado no relatório, não haverá informação na coluna de ausência devido o sistema entender que quando existe saldo positivo ele ignora as faltas. 

Utilizar compensação de tempo diária (H.E – H.F): 

Quando selecionada esta opção o sistema realiza a compensação diária entre horas faltantes e horas extras para obter o cálculo de absenteísmo, essa ação só se aplica para turnos que sejam regulares, ou seja, que não tenham jornadas flexíveis habilitadas. 

Considerar colaboradores horistas (turnos intermitentes): 

Marcando esta opção o sistema considera colaboradores que estejam dentro de um turno intermitente, ou seja, turnos que apresentam carga horária apenas quando o colaborador registra o ponto. 

Para o cálculo padrão da taxa de absenteísmo, considera-se o total da coluna “ausência” (horas faltantes) dividido pelo total da coluna “previsto” (horas de trabalho previsto no turno cadastrado) 

Lembrando que é feita a conversão primeiro em minutos ou em horas,  para então ser realizado os devidos cálculos. O resultado que fornecemos já é em forma de percentual. 

Vale lembrar que as horas faltantes no sistema são todas aquelas que o colaborador por algum motivo não realizou, já as horas previstas são aquelas que o sistema entende que deveria ser cumprida, aquele total de horas que está configurado no turno.

Importante ressaltar que as horas abonadas são consideradas como previstas, apenas as horas lançadas na aba de afastamento/férias não serão consideradas como previstas neste cálculo. 

Após realizar todos os parâmetros, basta selecionar a opção “Gerar relatório” ao lado direito da tela para visualizar o relatório.

Por fim, o relatório será gerado de acordo com o que foi parametrizado:

O resultado final do percentual de absenteísmo dos colaboradores nada mais é do que o cálculo de absenteísmo (total da coluna “ausência” dividido pelo total da coluna “previsto”), porém considerando os totais do período.

Caso seja necessário também poderá baixar o relatório através do botão “Baixar” usando as opções:

Was this article helpful?
YesNo