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Gestão de solicitações: como aprovar, reprovar e administrar as solicitações de ajuste, abono e pausa.

Nessa publicação você confere:

Confira o tutorial em vídeo:

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O que são as solicitações?

Solicitações são os pedidos de ajustes feitos pelos colaboradores para corrigir erros nos registros de ponto ou pausa, ou para obter abonos de períodos com ausência justificada.

Quais tipos de solicitações o colaborador pode fazer?

Ajuste de ponto

Ajuste de pausa

Abono de ponto

Ajustes de ponto são realizados para corrigir registros de ponto esquecidos ou feitos de forma incorreta.

Ajustes de pausa são realizados para corrigir registros de pausa NR-17 esquecidos ou feitos de forma incorreta.

Abonos são utilizados para justificar uma ausência ao trabalho com uma justificativa válida, para não haver desconto salarial.

Ajustes manuais

Os gestores podem fazer ajustes direto no controle de ponto dos colaboradores, eliminando a necessidade de solicitações de ajuste. Para obter um guia completo sobre como fazer ajustes manuais, recomendamos conferir a publicação com o tutorial do processo

Acessos e permissões

Requisitos para fazer a gestão das solicitações

Para fazer a gestão das solicitações dos colaboradores é preciso ser gestor das equipes a que eles estão atribuídos e pertencer a um grupo de usuário com acesso ao menu “Solicitações”. 

Aprenda a adicionar um usuário como gestor de equipe na publicação sobre o cadastro de colaboradores.

Como o colaborador faz a solicitação?

Na publicação sobre solicitações para a gestão estão descritos os passo a passo para os colaboradores solicitarem ajustes de ponto, de pausa e abono.

Como aprovar ou reprovar solicitações dos colaboradores?

Passo 1: acesse o Sistema Pontomais pela web

Passo 2: no menu à esquerda, selecione a opção “Solicitações”.

Passo 3: uma lista dos colaboradores com solicitações pendentes será exibida. Clique no colaborador que você deseja analisar.

A partir deste ponto, existem duas opções: realizar a análise individual das solicitações ou aprová-las em massa (mais de uma por vez). 

Análise individual

Passo 1: clique no ícone de “Editar solicitação” (ícone de um olho) localizado à direita da solicitação.

Passo 2: na lateral da tela, são exibidos os detalhes da solicitação do colaborador, como a situação anterior, a situação proposta, um resumo dos totais da situação proposta e, se houver, anexo.

Passo 3: selecione se a solicitação será aprovada ou reprovada.

  • Solicitação aprovada: para abonos e ajustes de pausa, não é necessário selecionar um motivo, basta clicar em “Aprovar”. Já para as solicitações de ajuste, é necessário selecionar um motivo de aprovação dentre os disponíveis no menu “Motivos de ajuste”.
  • Solicitação reprovada: descreva o motivo da reprovação e clique em “Reprovar” localizado na parte inferior da tela. O motivo da reprovação será exibido para o colaborador e em relatórios que trazem a informação.

Aprovação em massa

Para realizar aprovações em massa, é necessário ter a permissão correspondente no seu perfil de usuário. Se tiver dúvidas sobre como liberar ou gerenciar permissões, consulte a publicação sobre o tema.

Além disso, a única ação que pode ser realizada em lote é a aprovação. Caso seja necessário reprovar uma solicitação, a ação deve ser feita individualmente, uma por vez.

Passo 1: clique na caixa de seleção das solicitações que deseja aprovar ou selecione a opção presente no cabeçalho para selecionar todas as solicitações pendentes. 

Passo 2: clique no botão “Aprovar”.

Passo 3: selecione o motivo que será aplicado e clique em salvar.

O Assistente Virtual é uma extensão do Sistema Pontomais que otimiza a rotina dos gestores ao oferecer a aprovação automática de solicitações de ajuste de ponto. Por meio de regras pré-estabelecidas, o assistente virtual torna o processo mais eficiente, exigindo a análise dos gestores apenas para as solicitações que não se enquadram nessas regras. Isso agiliza significativamente o fluxo de aprovações, economizando tempo e simplificando as tarefas dos gestores.

Prazos para análise de solicitações

As solicitações podem ser analisadas em até 1 ano, desde que não tenha fechamento de ponto nesse período. 

Como remover solicitações aprovadas incorretamente?

Ajustes de ponto e ajustes de pausa

Passo 1: acesse o Sistema Pontomais pela web

Passo 2: clique no menu “Controle de ponto” localizado à esquerda.

Passo 3: encontre o colaborador que deseja verificar.

Passo 4: ao lado direito do dia que deseja analisar os registros, clique em “Ajustar ponto” (ícone do lápis). 

Passo 5: na parte inferior da tela, selecione o botão vermelho “Remover”.

Passo 6: o sistema abre uma tela de alerta informando que os ajustes serão removidos, se deseja continuar clique no botão “remover”.

Abonos

Passo 1: no menu à esquerda, selecione a opção “Controle de ponto”.

Passo 2: encontre o colaborador com abono que será excluído.

Passo 3: encontre o dia em que o abono está e clique no ícone do relógio azul à direita.

Passo 4: no fim da tela selecione o botão vermelho “Remover”.

Relatório de solicitações

Para maior controle das solicitações e um acompanhamento mais próximo da equipe, recomendamos verificar o relatório de solicitações. Esse relatório fornece uma visão abrangente de todas as solicitações recebidas, permitindo gestão do fluxo de trabalho. Ao acessar o relatório de solicitações, você tem uma ferramenta valiosa para monitorar e responder prontamente às necessidades da equipe, garantindo assim uma comunicação transparente e um ambiente de trabalho mais produtivo.

Tem dúvidas e é gestor ou administrador do sistema? Estamos à disposição pelos canais de suporte pelo chat e e-mail, em  de segunda a sexta, das 09h às 18h.

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