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Como aprovar e reprovar solicitações?

A funcionalidade de solicitações de abonos ou de ajustes de ponto, foi desenvolvida para que os colaboradores possam solicitar ao gestor as aprovações referentes as ausências ou atrasos na empresa e que esta solicitação seja realizada diretamente pelo sistema.

O que é o menu de solicitações?

O menu de solicitações é onde ficam registradas todas as solicitações de abono ou ajuste que os colaboradores fizeram. Assim, o gestor poderá as visualizar, desde que o seu perfil no sistema Pontomais esteja configurado como gestor da equipe.

Os administradores do sistema, também podem ver as solicitações de suas equipes, desde que em seu cadastro, também esteja configurado como “gestor de equipe”, e poderá visualizar as solicitações que estiver designado como Gestor.

Como configurar o perfil gestor?

Acesse o menu “Configurações” e selecione a opção “Equipes”. O sistema trará a relação de todas as equipes cadastradas, selecione a equipe que deseja ser gestor clicando no ícone da “seta” para editá-la;

Digite no campo “Gestores de equipe” o nome do gestor que deseja inserir;

Agora é só descer até final da página e clicar em “Salvar”.

Como visualizar as solicitações?

Para acessar, siga este caminho:

Menu lateral do sistema e clique na opção “Solicitações”

No canto direito superior deste menu é possível realizar filtros por: Nome, unidade de negócio, departamento ou equipe. Basta procurar pelo colaborador usando a barra de pesquisa como na imagem abaixo e clicar no ícone da lupa:

Para os colaboradores com solicitações pendentes, mostrará o ícone na coluna “Solicitações” com a quantidade de solicitações como imagem a seguir  image-0.png

Aprovar/reprovar ajustes:

Por meio do filtro “Ajuste de ponto”;

Serão listadas todas as solicitações de ajuste pendentes, aprovadas ou reprovadas.

Acesse o menu de solicitações no menu lateral da tela > Identifique o colaborador no lado direito e clique no ícone do “olho” para abrir a solicitações que estão pendentes.

Clique no ícone de “edição” :

Mostrará como estavam os pontos do dia (no campo situação anterior) e também a nova proposta de ajuste feita pelo colaborador (no campo situação proposta).

Com este comparativo, o gestor consegue avaliar se faz sentido o que o colaborador propôs e se considera como correto, antes de “Aprovar”.

Para aprovar a solicitação de ajuste, no campo “Motivo” utilizar a opção “Ajuste” e clique em “Salvar”.

Para reprovar/rejeitar a solicitação de ajuste, no campo “Ação” utilizar a opção “Reprovada”, deverá informar o motivo da reprovação e após “Salvar”.

Aprovar/reprovar abonos:

Por meio do filtro “Abonos”;

Ficam listadas todas as solicitações de abono pendentes, aprovadas ou reprovadas.

Clicando no abono o gestor poderá ver o tipo de abono solicitado, as informações que o colaborador incluiu, e a possibilidade de aprovar ou reprovar.

Acesse o menu de solicitações no menu lateral da tela > Identifique o colaborador no lado direito e clique no ícone do “olho” para abrir a solicitações que estão pendentes;

Clique no ícone de “edição” :

Poderá visualizar as informações a respeito que do abono que o colaborador está solicitando;

Em “Ação” definir como aprovar ou reprovar:

Caso o gestor reprove a solicitação sempre precisará colocar o motivo e esse motivo aparecerá para o colaborador.

Prazos 

O prazo para aprovações de uma solicitação é de até um ano (1 ano), porém não podem ter fechamentos posteriores a data da solicitação. 

Aprovação indevida

Depois de realizada uma aprovação, precisa remover e recalcular o dia correspondente para que o sistema permita realizar nova solicitação de ajuste para o dia.

Este deve ser usado apenas onde se faça necessário para excluir algum ajuste ou solicitação. Cuidado! Essa ação irá remover para sempre todos os ajustes manuais, históricos de alterações e solicitações, deixando apenas as marcações originais do dia. 

Veja como utilizar:

acesse “Controle de ponto” e selecione a opção “Calendário”;

Selecione o colaborador; 

Selecione os dias;

Screenshot_4.png

Clique em “Recalcular jornada”:

Screenshot_6.png

Por fim clique em “Remover e recalcular”:

Screenshot_5.png

Solicitação incorreta

Caso a solicitação enviada pelo colaborador estiver incorreta, basta acessar o menu de solicitações e reprovar esta solicitação, desta forma, o colaborador pode criar uma nova solicitação neste dia.

Como aprovar um atestado?

Se a solicitação de atestado foi criada através da opção de abono, ficará disponível no menu de solicitações, onde também ficam disponíveis as duas ações aprovar ou reprovar.

Acesse o menu de solicitações no menu lateral da tela > Identifique o colaborador no lado direito e depois clique no ícone do olho para abrir a solicitações que estão pendentes > filtro de abonos > Clique no ícone de “edição” > em ação aprovar ou reprovar.

Como realizar fazer uma solicitação de ajuste ou de abono?

Temos um artigo para este tópico e vídeos explicativos. Seguem links para acesso:

Solicitação de abono: link vídeo clique aqui e artigo abono clique aqui 

Solicitação de ajuste: link vídeo clique aqui e artigo ajuste clique aqui